As vantagens de ser um Infoprodutor

Quando entramos no marketing de afiliados, logo identificamos dois papéis essenciais neste mercado: o produtor e o afiliado.

Porém, é comum que de início tenhamos dúvida em qual das duas áreas devemos atuar, em razão de estarmos diante de algo completamente novo, que ainda não tínhamos nenhuma vivência no assunto, e nem mesmo pessoas próximas a nós para ajudar a escolher se realmente devemos arriscar em ser um produtor.

O produtor pode vender diversos tipos de produtos: cursos online, plugins, e-books, videoaulas, podcasts, ferramentas... dentre outros.

Ele é responsável por toda a parte de criação de seu produto, por criar uma página de vendas e por manter a área de membros para as pessoas que adquirem o seu produto.

Já o afiliado usa da divulgação do produto para realizar vendas e ganhar uma comissão mediante as compras realizadas através de seu link comissionado.

Ambas as áreas são boas, porém é importante que você identifique as suas aptidões para desenvolver cada uma delas, e hoje falaremos exclusivamente sobre o produtor.

Eu, como especialista em marketing digital e como alguém que já está neste mercado há algum tempo, fiz este post para direcionar você a identificar se o mundo dos produtores é realmente a sua área e se você está apto a entrar nela.

Como saber se estou apto a me tornar um produtor?

Bem, para início de conversa, é necessário que você identifique qual o conhecimento que tem sobre o mercado de afiliados e qual o conhecimento que você possui no seu nicho de mercado.

Não pense em lançar um produto se você ainda não tem definido o seu nicho de mercado! Eu elenquei num artigo quais são os motivos que podem levar você a escolher por determinado nicho – veja se confere com o que você escolheu.  Clique aqui para conferir.

Partindo da premissa que você já possui um nicho bem definido, passamos a análise do segundo ponto: qual o conhecimento você tem sobre o marketing de afiliados e qual a sua experiência com as pessoas do nicho do seu produto?

É essencial que você já tenha base do que as pessoas do seu mercado procuram, para que você possa produzir algo que realmente elas estão precisando e pagariam para obter a solução.

Neste ponto, caso você ainda não tenha experiência com a sua área de atuação, vale a opção de começar como um afiliado, na mesma área em que pretende lançar o seu produto, para estar mais próximo do seu público-alvo e identificar o que ele precisa, bem como testar técnicas de abordagem, estratégias de copy, etc.

O que eu tenho a oferecer para as pessoas do seu nicho?

Quando você é alguém que já passou pelo mesmo tipo de problema que o seu público, fica mais fácil de entender a dor dele e perceber o que ele está buscando através de seu produto, além de que o cliente costuma ver o produtor como um referencial no assunto.

Caso o seu produto seja relacionado a algo da sua formação profissional, os seus títulos acadêmicos e experiências nesse ramo podem ser fundamentais para construir a sua autoridade como produtor, e fazer as pessoas perceberem que você tem algo a mais para ensinar a elas do que elas já conhecem através do senso comum.

Exemplos disso é se você tem bastante experiência com culinária, artesanato, cervejas artesanais, maquiagem, formação em nutrição, etc...

Todas estas atribuições podem fazer com que você esteja há um passo a frente para se tornar produtor, uma vez que você é um especialista no assunto, e pode ensinar as pessoas a fazer o que você faz.

O seu currículo profissional já contribui para que você seja uma autoridade no mercado em que deseja atuar no mundo online, e demonstra para as pessoas que você estudou sobre o assunto do seu produto.

Agora, se você deseja criar um produto, mas não tem nenhuma formação técnica, não perca as esperanças: você pode atuar em conjunto com alguém que possa construir uma autoridade com você.

É o que diversos produtores têm feito atualmente: percebendo a necessidade do mercado em um nicho específico, fecham parcerias com profissionais da área que poderão auxiliar na estruturação do produto.

Um exemplo: se você deseja atuar no nicho de emagrecimento, pode negociar com uma nutricionista que monte um e-book falando sobre emagrecimento ou uma dieta em específica. Você paga pelo serviço, e fica responsável por criar a página de vendas, a plataforma onde ficará o curso, as formas de pagamento, todos os demais itens... Mas o mais importante: você não precisou ser um especialista para lançar um produto na área!

Esta é uma das vantagens de ter um negócio online: você pode criar milhares de produtos, obtendo a ajuda de profissionais da área. 

Mas isto indicamos apenas quando já há um conhecimento avançado do marketing de afiliados e uma boa estratégia de como estruturar o negócio, pois, como falamos, é necessário que você domine a forma de atrair um determinado público.

Inicialmente, o trabalho do produtor é maior, pois terá que investir mais em equipamentos (dependendo do tipo de produto) e tempo para estruturar sua página de vendas e área de membros, mas este trabalho é feito apenas uma única vez.

Logo após, terão afiliados que farão o trabalho de divulgação, e o produtor poderá se dedicar a outros projetos, o que dá a possibilidade de ter uma renda passiva que lhe com retornos financeiros a longo prazo, sem que precise demandar tanto tempo do seu dia oferecendo o produto às pessoas.

Estas são as principais vantagens e características que um produtor precisa ter. Analise se você já está pronto para criar o seu próprio produto, ou se ainda precisa adquirir mais experiência no marketing de afiliados.

Também faça a análise do produto que você pretende escolher para se tornar produtor. Se você ainda não viu, vou deixar aqui o artigo onde eu falo sobre como criar um produto digital desejado por todos – clique aqui para conferir.

O importante é que você não perca a oportunidade de empreender através da internet, e jamais desista de estudar e manter os seus conhecimentos em dia sobre este mercado! Feito é melhor do que perfeito, portanto, busque colocar todo o ensinamento em prática e vá aperfeiçoando ao longo do tempo – só assim você ganhará experiência.

No mais, a TurboMkt está aqui para garantir que você tenha a melhor experiência possível com o marketing de afiliados! Conte conosco.

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Grande Abraço, até mais!

Sobre o autor

Edson Moreira iniciou no mercado digital em 2014 após uma carreira de mais de 20 anos em projetos de sistemas de informação em mais de 20 países.

Hoje é especialista em marketing digital e lançamento de infoprodutos e está a frente das operações da TurboMKT, uma inovadora plataforma de pagamentos para o mercado de infoprodutos.

Desde jan/2021 iniciou as operações da Turbo STUDIO, uma agência completa que oferece todos os serviços para você alavancar suas vendas no mercado digital.

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