July 21, 2020

Como ter resultados com e-mail marketing

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by Edson Moreira

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Neste artigo eu tenho a missão de te explicar em detalhes se ainda vale ou não a pena utilizar o e-mail marketing, essa é uma discussão que existe há algum tempo, mas sempre está em alta no mercado digital.

Você sabie que todas as manhãs, em todo o mundo, as pessoas acordam, acessam seus computadores, tocam em um ícone nos seus smartphones e passam por dezenas de e-mails que elas nunca abrirão?

Não importa quão boas sejam as promoções, esses e-mails nunca verão a luz do dia por uma infinidade de razões. De fato, a partir de 2018, 82% dos e-mails de marketing nunca foram abertos. Com todo esse esforço desperdiçado e muitos e-mails marcados como spam, pode-se pensar que o setor de marketing por e-mail se tornou obsoleto.

Agora, essa pode ser uma maneira sombria de iniciar um post sobre e-mail marketing, mas aqui estão algumas notícias positivas: a partir de 2019, existem cerca de 5,6 bilhões de contas de e-mail ativas e 99% dos consumidores verificam seus e-mails todos os dias.

Você deve estar se perguntando: o que há com os fatos contraditórios e a retórica polarizadora?

Aqui está a coisa, eu não quero mentir para você; o e-mail marketing é um jogo complexo e difícil. Ele pega todos os fundamentos do marketing e os aumenta para 11. Alguns métodos de marketing resistem ao teste do tempo (como o método P.A.S. – Problem – Agitate - Solve), e outros ficam desatualizados praticamente assim que se aparecem.

Os consumidores estão evoluindo rapidamente, e descobrir como impactá-los por e-mail está cada vez mais desafiador - especialmente considerando o fato de que, antes que você possa enviar e-mails para as pessoas, é necessário reunir uma lista de pessoas para enviar os e-mails!

Nesse artigo eu vou pontuar 10 itens que precisam ser obervados para que você tenha bons resultados com estratégias de e-mail marketing.

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Onde um principiante deve começar? Bem, aqui, lendo este post, é um bom lugar. Um aviso justo: além de ser difícil às vezes, o e-mail marketing exige tentativa e erro. O bom é que existem 269 bilhões de e-mails enviados por dia em todo o mundo. Não desanime. Você terá muitas oportunidades para melhorar. Portanto, sem mais delongas, aqui está um programa de dez etapas para você começar a sua jornada com e-mail marketing.

Segue abaixo uma lista com 10 passos que vão te ajudar a ter sucesso com estratégias de e-mail marketing.

Passo #1: Escolha uma ferramenta de e-mail marketing (ESP)

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Depois de decidir iniciar sua aventura no e-mail marketing, o primeiro passo é escolher ima ferramenta de e-mail marketing. Para não errar nessa etapa, selecione uma que possa lidar com muitos e-mails enviados, ofereça análises de qualidade e seja otimizado para comunicação global.

Existem ferramentas gratuitas, como o MAUTIC, por exemplo, uma ferramenta completa e robusta, mas você precisa contratar um servidor para hospedar o MAUTIC, a TurboMKT pode te ajudar com o MAUTIC pois é a nossa ferramenta oficial de e-mail marketing e automação de vendas, para saber mais sobre como podemos te ajudar, clique aqui.

Falando um pouco das ferramentas pagas, a Leadlovers é um dos principais e melhores fornecedores do Brasil, mas temos também a RD Station, também nacional, essa além de e-mail marketing oferece uma solução completa de automação de vendas, mas isso é assunto para outro post, enfim, pesquise, pois existem muitos outros que podem atender melhor às suas necessidades. Olhando para fora do Brasil você vai encontrar o GetResponse, ActiveCampaign, Mailchimp, ConvertKit, Aweber e muitas outras. Compare algumas ferramentas e encontre a que funciona melhor para você.

Depois de selecionar a sua ferramenta, acostume-se com a interface e aprenda o máximo possível sobre as análises disponíveis. Familiarize-se com os termos do setor de e-mail marketing, como taxa de cliques, broadcast, campanhas, taxa de abertura, testes A/B, CTA etc.

Além disso, é muito importante que, como remetente do e-mail, você esteja em conformidade com os regulamentos de proteção de dados, como GDPR e CCPA. Violar esses regulamentos pode significar multas pesadas para você e sua empresa. Saiba mais sobre como você pode evitar violar essas regras antes de começar a enviar os e-mails.

A boa notícia é que a maioria das ferramentas de e-mail marketing podem te ajudar com esse processo.

Um outro ponto super importante é testar a qualidade da entrega do seu e-mail, é importante ter certeza de que chegará na caixa de entrada do seu prospecto e não no spam, promoções, lixo eletrônico ou coisas do tipo.

Para realizar esse teste, existe uma ferramenta online e gratuita:
 https://mail-tester.com .

Essa ferramenta gera um e-mail temporário e você deve utilizar a sua ferramenta de e-mail marketing para enviar um e-mail para esse endereço que foi gerado, feito isso o mail-tester irá dar uma nota de 1 a 10 e irá apontar o motivo, por exemplo, se a sua nota ficar em 9,6 ele irá dizer o que está tirando 0,4 pontos da sua reputação.

É importante manter a nota o mais alta possível, ou seja 10/10.

Passo #2: Crie uma Landing Page

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Esta etapa será importante quando você começar a criar sua lista de e-mails. Você vai precisar de um link que possa ser compartilhado nas mídias sociais e em fóruns online. Uma página de destino facilitará o crescimento da sua lista.

Essa página também servirá como espaço para promover quem você é e o que faz, isso vai criar oportunidades para otimização de mecanismo de busca (SEO). A maioria dos ESPs inclui um construtor de páginas de destino em seus recursos. Siga estas regras ao criar uma página de destino ou corra o risco de assustar as pessoas antes que elas adicionem o endereço de e-mail à sua lista.

Falando em promover quem você é e o que faz, considere esta etapa uma oportunidade para começar a definir sua marca. A confiança desempenha um fator enorme nas taxas de abertura e a criação de uma imagem de marca congruente desempenha um papel enorme no estabelecimento da confiança do consumidor.

Seus perfis nas mídias sociais também estão inclusos nessa análise, de nada adianta você criar uma bela e profissional Landing Page se o seu perfil no Instagram, por exemplo, estiver uma bagunça e com informações que podem comprometer a sua reputação. Seja congruente, sempre.

Passo #3: Automatize o envio dos e-mails

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O próximo passo é criar um "e-mail de boas-vindas" e automatizá-lo para ser enviado aos novos assinantes ou até mesmo para as pessoas que optaram em baixar a sua isca digital. 
Os especialistas concordam que o primeiro e-mail deve ser enviado poucos minutos após o preenchimento do formulário. O conteúdo desse e-mail deve incluir ícones com os links das suas redes sociais, uma calorosa saudação e o que os assinantes podem esperar de você ou de sua empresa.

A automação dessa mensagem de boas-vindas permitirá que você invista seu tempo escrevendo um ótimo e-mail, o que é importante. Essa é a primeira interação que seus novos assinantes terão com a comunicação por e-mail. Portanto, é importante causar uma boa impressão.

Vale a pena lembrar que a qualidade da entrega do seu e-mail depende diretamente da escolha da sua ferramenta de e-mail marketing.

Passo #4: Comece a crescer a sua lista de e-mails

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Sua lista de e-mails só vai começar a aumentar após a conclusão das etapas 1 e 2. Agora, é hora de realmente considerar a escalar essa lista. Aqui estão algumas táticas que podem ajudar:

SEO

O SEO pode ajudar a aumentar seu tráfego orgânico. Considere adicionar conteúdo ao seu site para começar a classificar os principais termos do seu conteúdo nos resultados dos mecanismos de pesquisa.


Considere o Facebook, YouTube e Google Ads

Os anúncios pagos podem ajudar a direcionar as pessoas para o seu site. Dependendo do seu orçamento, você pode aumentar ou diminuir com publicidade paga. Mesmo um pequeno empurrão o ajudará a aumentar sua lista de e-mails. Entretanto, trabalhar com tráfego pago é uma aventura por si só. Portanto, dedique um tempo estudar esse mercado.

Promova conteúdo, não apenas seu site

Se você optar por exibir anúncios, promover conteúdo com um formulário de inscrição on-line ou pop-up (em vez de apenas promover um site ou página de destino) é uma boa maneira de interagir com as pessoas e incentivá-las a se inscreverem na sua lista.

É importante observar aqui que você deve garantir que seu conteúdo seja bom (muito bom) antes de tentar usá-lo como uma ferramenta de marketing. Escrever textos relevantes não é uma tarefa fácil para todos; portanto, se você acha que não é bom nisso, considere contratar um redator freelancer para te ajudar a criar seu conteúdo da web.

Promoção cruzada

Você conhece alguém no mercado de e-mail marketing? Caso contrário, tudo bem - não deixe que isso o desencoraje.

Se você fizer isso, agora é a hora de praticar suas habilidades de rede. Dependendo do seu nicho de marketing, você pode fazer um acordo para uma promoção cruzada. O fato de trabalhar em parceria com alguém do seu setor é sempre a mais difícil, especialmente para introvertidos. Dito isto, a promoção cruzada é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de aumentar sua lista de e-mails. Como anúncios pagos, você pode começar pequeno e aumentar a partir daí.

Passo #5: torne seu conteúdo melhor (e relevante)

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À medida que sua lista cresce, você também pode considerar aumentar sua presença on-line. O conteúdo é a principal maneira de melhorar a classificação do seu site. Um conteúdo melhor também levará a mais assinantes na sua lista de e-mails.

Se você não é um escritor de conteúdo, não tenha medo. Existem métodos para melhorar a qualidade do seu conteúdo, independentemente do seu nível de experiência.

Conheça o seu público

Se você estiver criando conteúdo de vídeo ou texto para o seu site, lembre-se de com quem está falando. Adapte o conteúdo que você criar para ser importante e relevante para os principais dados demográficos. Sim, atrair novos dados demográficos é importante, mas você precisa atender ao seu público atual em primeiro lugar.

Incluir listas

Fato: as pessoas adoram listas. Há uma extensa neurociência explicando esse fenômeno em que simplesmente não temos tempo para ler um texto enorme, então confie em mim - utilize uma lista em seu conteúdo e veja como ele supera seu outro conteúdo sem lista. Um bom exemplo de lista é um Checklist.

Incluir recursos visuais fáceis de entender

Muitas palavras em uma página são estressantes. A inclusão de infográficos significativos ou recursos visuais destacados pode levar a um ponto de vista e envolver seu público. No entanto, há uma linha tênue a ser observada. Não use elementos gráficos, acionadores emocionais ou visuais confusos no e-mail ou no conteúdo. As pessoas geralmente se desconectam do texto quando detectam algo confuso.

Passo #6: promova com sabedoria.

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Agora que você está em operação, é um bom momento para começar a considerar realmente como deseja automatizar e aumentar seu negócio utilizando e-mail marketing.

Encontrar produtos para promover que tenham comissões consistentes pode ser complicado e garantir que você receba a devida verificação de comissão. Passar por um mercado afiliado como o TurboMKT pode aliviar algumas dessas dores de crescimento e permitir que você amplie ainda mais e mais rapidamente.

Com produtos para promover em nichos diferentes, quase todo mundo com uma lista de assinantes de e-mail pode encontrar algo que será convertido em vendas. Além disso, aqui na TurboMKT fornecemos apoio diferenciado para produtores e afiliados.

Passo #7: Continue crescendo sua lista de assinantes

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Nesta etapa, você deve começar a sentir o momento da sua lista de e-mails. Talvez você esteja vendo um aumento na receita das comissões de afiliados ou talvez esteja percebendo que sua taxa de cliques está aumentando. Seja qual for o caso, agora é um bom momento para cuidar da sua lista de assinantes.

Aqui estão algumas maneiras rápidas de se manter atualizado:

  • Verifique se todo o seu conteúdo possui um formulário de inscrição aparente.
  • Tente conectar-se com outros players do seu mercado (novamente).
  • Inscreva-se em um curso de e-mail marketing.
  • Melhore os botões do seu CTA (também conhecido como "chamada para ação").
  • Verifique se a experiência do usuário é boa. 

Mostre suas páginas de captura para outras pessoas conhecidas e escute o feedback deles. O índice de conversão depende muito as usabilidade e clareza na mensagem.

Passo #8: seja social.

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Se você ainda não o fez, chegou a hora de integrar sua presença social à sua jornada no mundo do e-mail marketing. Seus e-mails devem ter ícones sociais que solicitam que os assinantes sigam você.

Agora, verifique se seu conteúdo social está no ponto certo para atrair mais assinantes para a sua lista de e-mails. Compartilhe sua landing page ou link do seu site na sua bio do Instagram e destaque produtos com um CTA claro e congruente.

Passo #9: Melhore ainda mais seu conteúdo.

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Uma estratégia matadora para aumentar sua lista de e-mails é bloquear um conteúdo premium. Isso significa que, para acessar um guia útil, um e-book, um relatório detalhado ou um white paper informativo, eles devem primeiro se inscrever na sua lista de e-mails.

Agora, o conteúdo que você reservar não pode ser algo comum. Ele precisa ser significativo, relevante e útil para o seu público-alvo. Não, você não pode bloquear uma postagem de blog da qual tenha muito orgulho. Confie em mim nessa. A sua audiência saberá farejar se você estiver escondendo algo.

Sei que falei muito sobre escrever textos relevantes, mas também pode ser um bom momento para você contratar um redator, mesmo que seja um freelancer. Desenvolver um conteúdo de qualidade é uma grande tarefa, especialmente para pessoas que não gostam de escrever ou não sejam boas nisso.

Esse conteúdo será importante para aumentar sua lista e agregar valor aos clientes, portanto, seja qual for o caminho escolhido, leve-o a sério.


Passo #10: teste, teste e teste um pouco mais.

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Até agora, você enviou tantos e-mails que começou a dizer "Enviar" nas conversas. Você é basicamente um profissional na escolha de linhas de assunto importantes. Portanto, você deve estar se perguntando como melhorar suas taxas de cliques ou conversões. É hora de acelerar seus testes multivariados.

O primeiro passo é criar algumas hipóteses e fazer um plano de teste. As informações obtidas com o teste multivariável ajudarão você a ajustar seus e-mails e a aumentar as métricas, mas, em última análise, melhorar o conteúdo enviado para sua lista agregará mais valor à experiência do assinante e criará relacionamentos entre você e seus leitores.

Se isso soa como o "jogo longo", você está certo - é. Mas o longo jogo é onde o e-mail marketing prospera. Tornar seus e-mails cada vez melhores é uma vitória para você e uma vitória para o destinatário – menos e-mails fechados na caixa de entrada.


Bem, eu vou ficando por aqui e espero que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma a compreender as vantagens aplicar estratégias de e-mail marketing no seu negócio, bem como quais os pontos que devem ser observados.

Me conte aqui nos comentários o que achou desse artigo!

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Sobre o autor

Edson Moreira

Especialista em Marketing Digital e Criação e Lançamento de Infoprodutos, é fundador e CEO da TurboMKT, uma plataforma de pagamentos online inovadora que oferece todas as ferramentas para venda e entrega de produtos digitais.

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