Muito bem, você definiu o seu nicho, estudou sobre a sua persona, contratou domínio, configurou a hospedagem, estruturou o seu blog, definiu o design, e agora chegou no coração de toda a sua estrutura... O conteúdo!

Ele é tão importante para o seu negócio, que conduz todas os pontos importantes até chegar em seu objetivo final: gera o interesse do público, atrai os visitantes, educa os leitores, faz eles entenderem que possuem uma necessidade, atrai para a lista de e-mails, converte as vendas ...

Praticamente tudo é em torno do conteúdo! Portanto, ele é um fator definitivo de sucesso para o seu blog, e precisa ser investido.

Contudo, muitos tem a falsa ideia de que se apresentarem qualquer informação à sua audiência pensando apenas em realizar vendas poderão aproveitar lucros de seu blog, quando na verdade quanto mais bem definido e consistente o seu conteúdo, mais atrairá tráfego e, consequentemente, mais vendas.

Portanto, é importante que, ao criar o seu blog, ter definido: qual a mensagem que quero passar ao meu público? Como posso conversar com ele? Qual tipo de conteúdo o atrai? Qual a consistência que devo publicar novos artigos?

A partir destas indagações, é possível começar a estruturar uma linha editorial, organizar conteúdos para até mesmo um período de um ano, ou até mais!

Além disso, organizar quais conteúdos serão apresentados ao seu público evita o famoso ‘’branco’’, ou a falta de criatividade, auxiliando na produtividade, já que muitas pessoas tem dificuldade na hora de definir um assunto para abordar em seu blog.

Vale lembrar que este método também serve para pessoas que desejam criar conteúdos através de canal no youtube, página no facebook, lista de e-mails, e etc.

Por isso, eu vou passar para você 3 passos para planejar o conteúdo de seu blog por um ano (você pode até mesmo utilizar para mais tempo), organizar as suas ideias e pesquisar se o que você deseja abordar é de interesse do seu público.

Defina a Frequência de Postagens do seu Blog

Quando você assiste o seu programa favorito, sabe que ele acontece em um determinado dia e horário, assim se programa para estar presente no momento em que o programa estiver passando.

Contudo, se ele não tiver um dia determinado para passar, você provavelmente não conseguirá criar o hábito de assistir o programa, acabará se esquecendo ou dificilmente encontrará o horário correto.

A mesma coisa acontece com um blog que não possui uma programação de novas publicações de conteúdos! Quando o blog cresce a ponto de ter uma audiência, esta organização é imprescindível para manter leitores ativos e que retornam ao blog sabendo que terão novos conteúdos, pois já estão esperando por isso.

Isso facilita o processo de criar pessoas interessadas no seu blog e dá um rumo para que você defina um padrão de publicação de conteúdos, já deixando a entender para o seu público quando que ele pode esperar por novas publicações.

Por isso, defina os dias específicos que você acha ideal ter novas postagens, bem como a quantidade por semana e, se possível, o horário que sairá os novos posts.

O indicado é que você tenha, ao menos, uma frequência de duas postagens por semana.

Seguindo este parâmetro, e realizando um planejamento de conteúdos para um ano, teremos a quantidade de 8 artigos por mês, levando em consideração que cada mês tem, em média, 4 semanas.

Assim, em um ano serão 96 artigos! Parece assustador, mas seguindo as dicas abaixo, você verá como é fácil encontrar temas para abordar em seu blog e atrair milhares de visitas.

Encontrando temas para artigos

Há diversas formas de encontrar temas atrativos para os artigos do blog e criar uma linha editorial muito criativa, já que praticamente tudo pode virar conteúdo e servir de aproveitamento para as pessoas.

A primeira coisa é: se coloque no lugar do seu público e perceba quais são as suas principais dificuldades. Quais os fatores que impedem ele alcançar o que deseja? Quais são as suas dúvidas? O que ele precisa fazer para obter o resultado procurado?

Se você já esteve na mesma situação que sua persona, talvez seja ainda mais fácil para você encontrar temas que podem ser de auxílio ao leitor. Lembre-se das suas principais dificuldades quando estava em busca da mesma coisa que o seu público está procurando hoje.

Por exemplo: se você desejava emagrecer, provavelmente as suas dúvidas eram sobre qual o tipo de alimentação fazer, quais exercícios auxiliam na perca de peso, qual treino manter, receitas fitness, dentre outras coisas.

Tudo isso já pode fazer com que você encontre inúmeras possibilidades de conteúdos novos.

Outra opção é se inspirar em blogs do mesmo nicho do seu e ver quais são os conteúdos que mais chama a atenção. Mas lembre-se: seja autêntico, crie a sua própria identidade, e jamais copie conteúdo de outras pessoas, pois você pode até mesmo ser responsabilizado judicialmente.

Por último e o mais importante, faça a pesquisa através de ferramentas de palavras-chave, para verificar qual a frequência o seu público tem procurado pelo seu assunto e as demais tendências dele, para criar um post baseado em uma palavra-chave ou em várias relacionadas.

Algumas ferramentas interessantes para utilizar são Google Correlate, Keyword In, Soovle, WordStream Keyword Tool, Ubersuggest, Answer The Public, Keyword Tool, dentre outros.

Ao pesquisar uma palavra chave, a ferramenta te dará inúmeras ideias de conteúdos que você pode criar, ou até mesmo digitando a palavra no Google, poderá encontrar sugestões de títulos interessantes para o seu blog.

Um dos sites interessantes para montar uma linha editorial perfeita é o Answer the Public, onde você coloca a palavra-chave e ele te dá DIVERSAS ideais de conteúdos legais para escrever.

Um exemplo ainda com o nicho de emagrecimento, retirado do site Answer the Public:


Mantenha uma Planilha de Programação de Conteúdo

Agora que você decidiu quantos dias da semana terá conteúdo em seu blog e definiu os 96 temas para um ano (ou mais), está na hora de você criar uma planilha de programação de conteúdo!

Para fazer isso, é simples: mantenha uma planilha, ou uma agenda... a forma que você preferir.

Escreva todas as datas do ano em que deverá ter um novo artigo publicado, bem como organize a ordem dos temas.

Faça um trabalho organizado! Pode ser que tire um pouco do seu tempo, mas você está adiantando o serviço de um ano do seu blog, em uma área que muitas pessoas falham em apresentar: o conteúdo.

Se necessário, em cada tema anote algumas ideias que vieram à sua cabeça sobre o que falar, em rápidos tópicos, para que você não se esqueça da ideia que teve no momento em que escolheu o tema.

Viu que não é um bicho de sete cabeças fazer conteúdo parar o seu blog e elaborar uma linha editorial?

A geração e distribuição de conteúdo são atividades muito importantes em qualquer negócio digital, portanto você pode aproveitar o conteúdo dos posts do seu blog e transformá-los em vídeos, o que aumentaria ainda mais o impacto do seu conteúdo na sua audiência.

Esses vídeos podem ser distribuídos na íntegra do Youtube e editado em trechos mais curtos para o Facebook e Instagram, imagine só a explosão de conteúdo que você terá!

Agora é com você, mãos à obra!

Depois me conta aqui qual foi a sua experiência utilizando estas dicas.

Não esqueça de compartilhar o artigo com um amigo!

Grande Abraço, até mais!

Sobre o autor

Edson Moreira iniciou no mercado digital em 2014 após uma carreira de mais de 20 anos em projetos de sistemas de informação em mais de 20 países.

Hoje é especialista em marketing digital e lançamento de infoprodutos e está a frente das operações da TurboMKT, uma inovadora plataforma de pagamentos para o mercado de infoprodutos.

Desde jan/2021 iniciou as operações da Turbo STUDIO, uma agência completa que oferece todos os serviços para você alavancar suas vendas no mercado digital.

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