3 Passos Fundamentais para conquistar autoridade na internet

A autoridade é um gatilho mental fundamental nos negócios e, quando utilizado da forma correta, tende a facilitar muito os processos de venda e de convencimento do cliente.

Quando percebemos uma autoridade, tendemos a seguir o que a pessoa falou, considerar as suas opiniões como sendo verdadeiras e eficazes.

Não é algo que impomos, mas é acionado na mente de qualquer pessoa à medida que algumas atitudes são tomadas que nos levam a reconhecer a autoridade de alguém, e por este motivo a autoridade é considerado um gatilho mental muito importante.

IMPORTANTE: Os gatilhos mentais são itens importantes e poderosos dentro do processo de persuasão, entretanto, devem ser utilizados com integridade. Uma vez que essa regra for respeitada você pode utilizar essas técnicas com frequência e sempre irão funcionar, mas se você utilizar isso para manipular uma pessoa pensando apenas em benefício próprio, o processo perderá a eficácia para sempre.

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A autoridade está na cabeça das outras pessoas e rapidamente a leva a tomar alguma atitude quando solicitada.

Por exemplo, você já reparou em um policial sem farda? Provavelmente ao vê-lo pensou se tratar de uma pessoa comum, mas, quando verificou que de fato estava diante de um policial, teve a sensação de medo e logo tomou a atitude de verificar se tudo estava conforme as ordens.

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O mesmo acontece quando vemos um guarda de trânsito: providenciamos as atitudes necessárias, como o documento do carro, verificar os cintos, as condições do carro, e etc.

Perceba que a autoridade é uma construção na mente das pessoas, e ela funciona muito bem no mundo dos negócios para convencimento nas vendas, já que a autoridade é o referencial de alguém que tem conhecimento e venceu o problema que o seu possível cliente está tendo.

Ao utilizar a autoridade na internet juntamente com as dicas que vou passar abaixo, você passará confiança para o seu público, e eles irão ser direcionados a seguir os seus conselhos.

Por isto, eu estou aqui para ensinar você a conquistar autoridade no mundo dos negócios na internet e isso vai turbinar as suas vendas! Fique atento aos passos a seguir.

 

1)      Publique sobre um assunto

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A internet facilita o processo em transformar alguém em uma autoridade, pelo simples fato de que quando você começa a falar frequentemente sobre um determinado assunto, isto faz com que você comece a se tornar uma referência nele.

Antigamente, sem a presença tão marcante da internet na vida das pessoas, este processo era mais difícil, pois o reconhecimento vinha apenas através de alguns poucos que conseguiam se destacar aparecendo em mídias com grande audiência e escrevendo livros.

Porém, hoje você pode conquistar a autoridade e o seu espaço na internet, através de conteúdos personalizados sobre o seu nicho, falando diretamente com o seu público-alvo e se diferenciando da concorrência.

Para saber mais sobre nichos, clique aqui.

Para saber mais sobre persona e público-alvo, clique aqui.

Ao publicar conteúdos, você irá gerar sensações nas pessoas que o acompanham – isto faz com que elas tenham uma memória sobre a sua marca e sobre o serviço que você presta.

Você pode utilizar blogs, redes sociais, vídeos, imagens, podcasts, webinários, infográficos… O seu conteúdo pode ser ilimitado quando juntar o seu conhecimento + criatividade, e a sua presença constante no meio da internet faz com que você seja mais visto e, consequentemente, mais lembrado.

E aqui vai uma dica: quando você utiliza a sua imagem pessoal, as pessoas tendem a confiar mais no que está sendo passado, porque conseguem visualizar que é uma pessoa do outro lado falando.

Com o passar do tempo, seus leitores irão verificar que você possui domínio sobre o que está falando, pois você tem uma marca registrada no conteúdo que oferece, assim como um público que se identifica com o que você publica, e logo procurarão a sua referência de forma mais frequente, consumindo os produtos que você indica.

 

2)     Ajude pessoas

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Quando você se coloca no lugar de seu público e mostra a ele que a sua caminhada também foi cheia de obstáculos, o leitor irá identificar que você já esteve na situação dele e tornará você uma inspiração, além de que ele tenderá a respeitar mais o que você tem a dizer.

Não coloque empecilhos no acesso à informação: simplifique-a, pois isto demonstrará que você entende do assunto e tem domínio o suficiente para ensiná-lo aos outros.

Quando você tenta apenas vender um produto sem se preocupar em ajudar a sua audiência, ela logo perceberá isso e desconfiará de sua credibilidade.

Em contrapartida, esta ajuda gratuita faz com que seja estabelecido um relacionamento de confiança entre a autoridade e o seu público, o colocando como uma referência no assunto e, quando as pessoas precisarem do que você publica, elas irão facilmente se lembrar de você.

Da mesma forma, o seu conteúdo de valor irá educar o seu público no processo de compra do seu produto, pois fará ele entender o quanto precisa adquirir o que você tem a oferecer.

Além disso, solucionar as dores da sua audiência faz com que seja acionado o gatilho da reciprocidade, onde a pessoa que recebeu a ajuda se sente agradecida e quer retribuí-la de alguma forma, comprando aquilo que você indica.

Por esta razão, os benefícios da ajuda ao público no processo de conquista da autoridade podem ser resumidas em cinco principais pontos: identificação, referência, confiança, credibilidade e reciprocidade.

 

3)     Domine o Assunto do Seu Nicho

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A importância e a influência da sua autoridade na internet também estão relacionadas ao quanto você domina e tem conhecimento do assunto que você está falando.

Como já falei anteriormente no artigo sobre o que é nicho de mercado como escolher um (clique aqui), você não precisa ser um expert da área, desde que esteja comprometido a estudar e fazer todas as pesquisas que forem necessárias para entregar o melhor conteúdo para o seu público.

Porém, atuar em uma área que você conheça poderá ser um diferencial a mais para agregar ainda mais valor ao seu público e de forma diferenciada da concorrência – pois você viveu a realidade das pessoas que estão com o problema do seu nicho.

E, por estar mais próximo, você consegue entender de forma mais real as dores do seu público, e quais são as suas objeções (barreiras criadas na mente) para aquisição do seu produto, resolvendo-as demonstrando as vantagens.

Afinal, um bom vendedor precisa ser o primeiro a conhecer todos os benefícios do que vende!

Portanto, estude, se atualize, esteja afiado para tirar todas as dúvidas de seu público e ajuda-los da forma mais eficiente.  E boas vendas!

Se você chegou até aqui, escreva para mim nos comentários o que você achou deste artigo!

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Grande Abraço, até mais!

 

 

About the author

Edson Moreira


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